terça-feira, 16 de novembro de 2010

14 de Setembro de 1955


Padre Antero Jacinto de Melo


Dos Registos Paroquiais, poderemos extrair o seguinte:


"Aos catorze dias do mês de Setembro do ano de mil novecentos e cincoenta e cinco tomei posse desta paroquial de São Paulo da Ribeira Quente, lugar da minha naturalidade. Nesta paroquial que me foi confiada, fui eu batisado, nela pela primeira vez subi ao altar do Todo-Poderoso, e nela agora vou continuar como pároco próprio, a acção desenvolvida pelos meus antecedores, que desde o grande Pe. Angelo d’Amaral até ao Pe. José Jacinto da Costa, foram incansáveis no seu engrandecimento espiritual, e até material.
Sei portanto que é árdua a tarefa que me espera, mas confio na protecção do Senhor e na ajuda do meu muito querido padroeiro São Paulo. É difícil, ser-se alguém, quando após alguém que o soube ser, e de que maneira tão evidente como todos os párocos que por aqui passaram."

Foi o único Padre de que há registo, filho de Ribeira Quente.



1-12-1940


Padre José Jacinto da Costa


Nesta data tomou posse desta paróquia o Rev.º José Jacinto da Costa, natural de Vila Franca do Campo, que durante os três anos anteriores exerceu as funções de Vigário Cooperador do Padre Ernesto Jacinto Raposo na Matriz da Vila da Povoação.
Durante a sua estada nesta paróquia e por influência e a seu pedido, foi este Lugar enriquecido com alguns melhoramentos, conforme mais tarde vamos a ver.

Foi o Pároco mais influente até aos dias de hoje nesta freguesia. Graças a ele e ao Povo de então, este lugar foi elevado a FREGUESIA.

Ano de 1938 a 25-11-1940


Padre Cristovam de Melo Garcia



Dos Registos Paroquiais, poderemos extrair o seguinte:


"No principio deste ano tomou conta desta paróquia o Padre Cristovam de Melo Garcia, natural da Matriz da Ribeira Grande, que durante três anos esteve de Vigário Cooperador do Padre Ernesto Jacinto Raposo na Vila da Povoação.
Durante a sua permanência nesta paróquia foi montada a instalação eléctrica nesta Igreja no montante de três mil setenta e um escudos e cincoenta e cinco centavos (3.071$55).
Em três de Agosto de 1940 o Senhor Bispo Dom Guilherme Augusto da Cunha Guimarãis fez a visita pastoral a esta freguesia crismando cento e sessenta (160) pessoas de ambos os sexos, indo e vindo de automóvel até aos túneis e seguindo d’aqui ao princípio desta freguesia de burro, acompanhando-o o Ouvidor Eclesiástico Padre Ernesto Jacinto Raposo.
Em dezoito de Agosto de 1940, foram inaugurados os dois túneis – estrada executados pela Junta Geral do Districto autónomo de Ponta Delgada da presidência do Doutor Duarte Manuel de Andrade Albuquerque e sob a direcção técnica do engenheiro director Francisco Pachêco de Castro e seu agente técnico Floriano Victor Borges. Foi esta a primeira vez que chegaram automóveis á Ribeira Quente com os mais pitorescos comentários feitos por este povo simples e rude. E assim a Ribeira Quente ficou ligada a toda a ilha por esta estrada começada em Julho de 1901, pelo lançamento da primeira pedra pelo nosso saudoso Rei Dom Carlos, aquando da Sua visita aos Açores nesse ano."

Ano de 1931 a 1937







PADRE JOÃO DE MEDEIROS






Dos Registos Paroquiais, poderemos extrair os seguinte:





"Em Janeiro deste ano de 1931, toma conta desta paroquia o Padre João de Medeiros, natural da Vila da Povoação, que exercia as funções de Vigário Ecónomo numa freguesia da ilha das Flores.
Durante a estada deste Padre nesta paróquia, fizeram-se com o meio quinhão dos barcos, as obras seguintes: - alargamento da sacristia do lado nascente e uma loja por debaixo; bancada em toda a igreja e um cadeirado na capela-mor; guarnecimento em cimento e areia das empenas laterais da igreja e ainda a construção do altar do lado da Epistola, junto á escada do côro, que ficou sem imagens até Janeiro de 1949. Neste tempo em 1935, é montada a rede electrica nesta freguesia pelo engenheiro Manuel Pachêco e o Vieira das Furnas, com geradora electrica na Ribeira dos Tambores, tendo-se altamente empenhado junto da Câmara da Povoação o guarda fiscal Norberto Martins. Em Dezembro de 1937 este Padre foi para a América do Norte paroquiar. Em 31 de Março de 1935, o Senhor Bispo desta Diocese Dom Guilherme Augusto da Cunha Guimarãis, fêz a visita pastoral a esta freguesia, vindo num barco deste pôrto que o foi buscar á Vila da Povoação. Ao chegar a este pôrto, paramentou-se numa casa, vindo em procissão até á igreja onde crismou quatrocentas e doze (412) pessoas de ambos os sexos e pregou largamente á massa de fiéis que no templo do Senhor se comprazia em estar junto do seu venerando Pastor."