terça-feira, 16 de setembro de 2008

VISITA PASTORAL DE 2002 - D. ANTÓNIO SOUSA BRAGA


Nos dias 29 e 30 de Novembro de 2002, fiz a Visita Pastoral à Paróquia da Ribeira Quente. Depois da recepção à porta da igrej paroquial, presidi à Celebração Eucarística, com uma assembleia que praticamente enchia a igreja.
No primeiro dia, tive um encontro com os alunos e professores da Escola, todos reunidos no edifício do Fogo. As crianças cantaram e eu pude dialogar e rezar com elas.
Visitei igulmente o Centro Social Paroquial, onde contactei com as crianças do ATL e as senhoras do artesanato.
O Centro Social Paroquial tem prestado um relevante serviço de promoção humana na freguesia, sob a orientação do Pároco, o Padre Silvino Amaral, que tem acompanhado o seu desenvolvimento, desde os patamares de pobreza e de miséria, até à situação actual de desafogo e bem estar.
A sua função foi determinante, por ocasião da catástrofe de 31 de Outubro de 1997, seja como apoio logístico, seja como instituição que apoiou e coordenou as ajudas.
Terminei o dia com a visita à Junta de Freguesia, ao porto e à Cooperativa dos Pescadores.
A freguesia transformou-se totalmente, também no seu aspecto externo. Ficou com um óptimo porto e uma admirável orla marítima. Todas as famílias sinistradas têm a sua situação habitacional resolvida. Não se tornou a construir no local sinistrado, mas atribuiram-se casas noutros locais.
No segundo dia, visitei os doentes e idosos acamados, que apreciaram, como sempre, o diálogo e o momento de oração. De assinalar a abertura e a expressividade das crianças, a denotar um bom nível de socialização.
À tarde, reuni-me com os membros do Conselho Pastoral, com representantes dos vários movimentos e grupos paroquiais. Do diálogo resultou o seguinte quadro de vida paroquial:
A Catequese está organizada, conforme o itenerário operacional de 10 anos. Há 13 catequistas para 137 crianças. Há salas próprias para Catequese, ao lado do Centro Social Paroquial.
Há rotativamente reuniões semanais de catequistas, ACR e Reflexão Bíblica, uma vez que são as mesmas pessoas que integram estes grupos, que, assim se apoiam reciprocamente a nível formativo.
Funciona um agrupamento do CNE, com sede própria muito boa. São 70 elementos, entre os quais se contam 18 chefes, o que por si, já constitui uma proeza. O agrupamento está muito ligado à freguesia e à Paróquia, numa feliz coperação. Muitos jovens têm passado ou foram atingidos pelo espírito Escuta. Tem havido muito intercâmbio com os agrupamentos do Continente e das outras Ilhas.
Há um Grupo de Jovens, com 13 elementos, animado pelo Márcio Pimentel. Tem promovido algumas iniciativas, como por exemplo a Semana da Palavra e a publicação do Boletim Paroquial O Búzio. Está prevista a montagem de uma Creche, a funcionar durante a Missa, para cuidar das crianças até aos seis anos.
Desde 2001, relançou-se o Rancho de Romeiros, que tem mantido reuniões mensais de formação, além da preparação imediata para a Romaria.
Foi também renovado o Grupo Coral, integrano, além dos adultos, também crianças e jovens. Reunem-se duas vezes por semana para prepararem o canto e as leituras.
A Liga Eucarística, embora um pouco esmorecida, continua a reunir-se uma vez por mês. A Legião de Maria é que, praticamente, está inactiva, uma vez que os seus membros estão integrados noutros grupos.
Há uma Equipa de Formação, que cuida dos CPB e CPM, das Assembleias Paroquiais e de outras eventuais acções de formação.
Todos os Domingos reune-se o Grupo de Oração Neo-Carismática com o seu espírito de oração dentro de uma espiritualidade renovada, assente na fé e acção do espírito Santo.
Três Ministros Extraordinários da Comunhão visitam semanalmente os doentes e idosos acamados.
Apesar do Núcleo Cáritas não estar muito activo, neste momento, há grande acção social, através da Acção Católica, que teve grande implantação na Paróquia e, sobretudo, através do Centro Social Paroquial, que, além das valências actuais, tem-se habilitado a vários programas financiados pela UE, que muito têm beneficiado a população.
Resumindo e concluindo, apesar de todos os condicionalismos da época actual, a Paróquia mantém-se viva e tem muita gente empenhada, que celebra generosamente com o Pároco, bem aceite e muito apreciado.
Aqui é bem visível a presença significativa da Igreja, não só pela sua actividade religiosa, mas também pela sua acção, em favor da promoção humana. A Igreja, através do Pároco e do Centro Social Paroquial, foi acompanhando e conduzindo o desenvolvimento da comunidade local. Os grandes passos, as grandes conquistas da freguesia foram acontecendo sempre com o apoio e a partir da iniciativa da Igreja. Isto deve-se muito ao empenho do Pároco, o Padre Silvino Amaral.
Está, pois, de parabéns, com toda a sua comunidade paroquial.
Em perspectiva de futuro, apoio claramente a intenção de adquirir o prédio ao lado do Centro Social Paroquial. É uma boa oportunidade, que vem enriquecer o património paroquial, abrindo a possibilidade a iniciativas futuras. O financiamento de compra pode ser feito com a venda do Passal e do terreno anexo. Se isso não for possível, por falta de comprador, há a possibilidade de contrair empréstimo bancário, com o aval da Diocese. Infelizmente a Diocese, neste momento, não pode dar um contributo directo, porque está empenhada na construção dos Centros Pastorais de Ilha e na reconstrução das igrejas do Pico e do Faial, danificadas pelo sismo de 1998. Seja como for, o assunto merece toda a consideração.
A Visita terminou com a celebração do Sacramento do Crisma, cerimónia bem preparada, muito animada e participada.
Que o senhor, por intermédio de São Paulo e de Nossa Senhora da Graça, a todos abençoe.

António, Bispo de Angra

VISITA PASTORAL DE 1984

Fiz Visita Pastoral à paróquia de São Paulo da Ribeira Quente, ilha de São Miguel, no dia 18 de Janeiro de 1984.
Muito povo se associou a todos os actos da mesma, manifestando sua fé e boa índole cristã, bem como os sentimentos do seu coração simples.
Na eucaristia, com o Templo repleto de fiéis, quase todos participando com entusiasmo e fervor na oração, no canto e na comunhão - o que sublimo com apreço - se celebrou o Sacramento da Confirmação.
Visitei, após o almoço, os doentes da paróquia, todos com sentimentos piedosos e que são cuidadosamente assistidos pelo Rev. Padre Silvino Amaral, Pároco.
Pude verificar que existe alguma carência na casa de alguns, sendo de esperar que lhes não falte o apoio e ajuda de outros irmãos na fé.
Igualmente verifiquei que este povo, bom, trabalhador no mar e na terra, está longe de ser bem servido no que se refere a estruturas de base, como saneamento, água corrente e ruas devidamente pavimentadas, sendo de esperar das entidades oficiais - concelhias e regionais - o maior interesse e cuidado em ocorrer a tais carências, que hoje, felizmente, já não se verificam em muitas terras da ilha.
A união de boas vontades das gentes de Ribeira Quente com sua Junta de Freguesia poderá influir na solução rápida de problema de tal importância.
Por outro lado, parece também impor-se a união de quantos trabalham no mar para obterem o maior rendimento possível do fruto do seu esforçado trabalho, para isso organizando-se em estruturas de conservação e de distribuição e venda de pescado. Não poderão aceitar passivamente que só outros beneficiem do que lhes custa tanto a conseguir, para tal havendo de unir esforços e tomar construtivas, que a própria doutrina social da Igreja aponta como caminho a seguir.
No pequeno salão paroquial, contíguo à Igreja, tive um demorado encontro com elementos de Obras e Movimentos paroquiais, estando igualmente presente muito povo, gentes de todas as idades.
A Catequese está bem organizada, com bom número de catequistas, todas com zelo e boa vontade, ainda que seja necessário, as que ainda o não fizeram, participarem em um curso de iniciação, e as que já frequentaram fazerem um curso elementar, para sentirem melhor preparação no desempenho de tão útil missão.
Bom será que também homens e rapazes, estes recrutados dentre os do grupo de jovens e dos que hoje se Confirmaram, venham a ser catequistas, até pelo testemunho positivo que tal facto representará.
Igualmente se impõe organizar o pré-catecismo e promover com regularidade encontros de pais, para estes poderem participar com interesse e maior conhecimento na preparação cristã dos seus filhos.
Para darem a catequese faltam salas em número adaptadas condições, o que virá a solucionar-se com o desejado salão paroquial, para o qual já há terreno e se iniciaram os primeiros passos quanto ao respectivo projecto, sendo de esperar que todos colaborem generosamente na sua edificação, quando iniciadas forem as obras. Uma obra de tal envergadura merecerá, por certo, o apoio das entidades oficiais da Região, que espero lhe não falte, sem dispensar o contributo dos paroquianos da Ribeira Quente.
A Liga Eucarística, para homens e senhoras, actua bem, sendo de desejar que alargue cada vez mais o sentido e espírito eucarístico entre o povo.
A Acção Católica Rural, com 17 senhoras, tem bom espírito apostólico e mantém louvável acção apostólica.
Bom será que outros elementos, mesmo homens, se lhe associem, para assim se desenvolver, como é preciso, autêntico apostolado no próprio meio, procurando cada um colaborar na valorização moral e espiritual da própria freguesia. É, aliás, esse um dever de todo o baptizado e, mais ainda, do que se confirmou.
Também a JACF - Juventude Agrária Católica Feminina - está dando seus passos promissores na mesma linha de apostolado entre os jovens da paróquia.
Preciso é que outros jovens venham participar em suas actividades, para se valorizarem cada vez mais e serem elementos dinamizadores e santificadores da Igreja a actuar entre a juventude da Ribeira Quente.
Oxalá que alguns dos que hoje se confirmam e outros se decidam a cooperar em tão valido Movimento.
Há um bom grupo de adolescentes que reúne com regularidade e exigentemente é acompanhado em sua formação cristã, o que merece encómio.
Também cerca de 3 dezenas de jovens se vão reunindo para estudo dos próprios problemas. Importará que cada qual tire um propósito de acção apostólica a desempenhar junto dos outros e disso lhe peçam conta na reunião seguinte, par estímulo de todos.
Começou há pouco tempo o CNE que conta com cerca de 50 elementos, tendo bom trabalho de formação e de campo, o que é de louvar. Oxalá possa ter em breve uma sede onde melhor possa acomodar-se para a sua formação.
Muito mais recente é a LIAM - Liga Intensificadora de Acção Missionária - que merece o apoio de todos no seu desejo de avivar em cada um o sentido missionário e a colaboração para a Obra das Missões - fundamental na vida cristã.
Tem bom número de elementos o grupo coral, a quem cabe ser exemplo e dinamizador de todo o povo na vivência do culto de Deus pela liturgia participada e vivida.
É preciso fazer pequenos ensaios com o povo para que todos participem sempre mais no canto.
Alguns leitores se encarregam das leituras na Eucaristia Dominical, o que é de louvar.
Trabalha em boa harmonia com o Rev. Pároco e com zelo o Conselho Administrativo, à sua frente temos agora a obra do salão paroquial, que Deus queira não demore muito a iniciar a sua construção, pela falta que faz.
Com louvor sublinho a existência do Conselho Pastoral de Paróquia para a coordenação de actividades comuns e dinamização dos Movimentos e Obras existentes.
Procurará, além de integrar os agora confirmados em Obras e Movimentos existentes, fazer com que se organizem grupos de casais para reunirem regularmente e se ajudarem no estudo e reflexão da espiritualidade própria, na acção de apostolado com os outros casais e na defesa da família e seus valores.
Também procurará que as viúvas se organizem no MEV - Movimento de Esperança e Vida, assim descobrindo o caminho próprio e se ajudando umas às outras.
Sobre Pároco e paroquianos invovo a benção de Deus.

Ribeira Quente, 18 de Janeiro de 1984

Aurélio, Bispo de Angra

VISITA PASTORAL DE 1979 - D. AURÉLIO GRANADA ESCUDEIRO


A 25 de Março de 1979, fiz a Visita Pastoral à Paróquia de São Paulo da Ribeira Quente, Ilha de São Miguel. Muito povo, praticamente todas as pessoas válidas, estiveram presentes, decorrendo a visita em ambiente de simplicidade, alegria e fervor religioso.
Na Eucaristia, que centralizou a Visita, houve celebração do Sacramento da Confirmação, parecendo boa a preparação dos confirmandos e a do povo em geral, pelo que felicito o Rev. Padre Silvino Amaral, Pároco, e quantos com ele cooperaram nessa preparação.
Visitei os doentes da paróquia, todos com boas disposições espirituais e que sei serem cuidadosamente assistidos pastoralmente.
Nota-se haver alguma pobreza, sendo as casas muitas delas necessitadas de melhorias gerais, muito se impondo um esforço comum das habitações e das ruas da freguesia. Unindo esforços, pedindo ajuda às entidades competentes, muito se poderá fazer, já que não faltarão boas vontades, capacidades de acção e de dedicação, da parte do bom povo da Ribeira Quente. Aparecendo alguns que comecem e dêem exemplo, outros os seguirão, por certo.
No Salão paroquial houve demorado encontro com representantes de Obras e Movimentos paroquiais.
O Conselho Administrativo da paróquia tem suas reuniões normais, colabora ordenadamente com o seu pároco e responsabiliza-se pela festa do Padroeiro. estuda-se presentemente a possibilidade de, a título precário e sem perda de direito de propriedade, se ceder um terreno para vir a servir para escola e jardim infantil.
O Conselho Pastoral de paróquia, de constituição recente, ensaia bons passos de acção.
A Catequese está bem constituída, embora precisasse de mais catequistas, sendo ideal que também homens e rapazes colaborem em apostolado tão importante, para isso se devendo oferecer e preparar. As crianças são assíduas.
Bom será fazer mais algumas reuniões para pais, além das que já se fazem; e é de desejar que, na medida do possível, se consigam meios audiovisuais para melhorar o ensino da catequese, além de adaptar salas para esse ensino.
A Acção Católica Rural (ACR) recomeçou há não muito tempo a sua actividade, o que é de louvar, esperando-se que mantenha o bom espírito apostólico e outras pessoas, inclusive casais, se inscrevam para não só exercerem um apostolado no meio, que é indispensável, mas se formarem humana e cristãmente.
Bom será que, com certa regularidade, façam reunião geral para filiadas e pessoas do meio, e cada militante procure actuar com o pequeno grupo do meio onde vive.
A JACF está organizando-se e matém suas reuniões regulares. Bom será que aprofunde a prática da revisão de vida e alargue cada elemento da sua acção ao trabalho dos grupos naturais.
Estes dois movimentos, com a colaboração dos demais existentes na paróquia, muito bem poderão fazer, sobretudo na formação humana e cristã das pessoas do meio, que amanhã poderão vir a ter acção de líderes junto da povoação, ajudando-a à necessária promoção humana e cristã. Farão isto sem em nada desviarem das suas finalidades apostólicas, mas precisamente seguindo o método dos movimentos a que pertencem.
Há razoável grupo de adolescentes, com reuniões regulares. Bom será que, pouco a pouco, esses adolescentes vão sendo lançados em acção apostólica à sua maneira.
Estão organizados os jovens que se reúnem por grupos de reflexão a que se seguem plenários para discussão dos temas. Mantendo esse ritmo, bom será procurarem esses jovens ter preocupação apostólica junto dos outros jovens e do meio em geral.
A Liga Eucarística tem razoável número de elementos, sendo fiel aos compromissos próprios, o que é de louvar.
O Grupo Coral tem certo nível e possibilidades, muito podendo ajudar o povo, que já participa, a melhorar a sua participação, para o que convirá promover pequenos ensaios com ele, aos Domingos.
Tem vida e actividade apreciável o CNE paroquial, muito se devendo esperar da sua acção. Merece a compreensão e apoio de todos.
Fez-se preparação dos jovens para o matrimónio, assim como a de pais e padrinhos para o baptismo de filhos e afilhados. É de esperar que alguns casais se ofereçam para, convenientemente preparados, poderem dar a sua necessária cooperação nesse importante trabalho, hoje só a cargo do Rev. Pároco.
Bom será retomar-se a organização de casais, com reuniões próprias em que muitos casais participem, assim se preparando para o cabal desempenho dos deveres de educadores da fé dos filhos e do testemunho como casais cristãos, além do cumprimento dos deveres próprios.
Para as viúvas, poderá organizar-se o MEV, que muito ajudará cada uma moral e apostolicamente.
Felicitando Pároco e paroquianos, mormente os mais responsabilizados, sobre todos invoco as melhores bençãos de Deus.

Ribeira Quente, 25 de Março de 1979

Aurélio, Bispo de Angra

ANO DE 1974 - ARQUIVO PAROQUIAL

Notas estatísticas: População, 1700; Catequese, inscritos, 312; Catequistas, 21; Baptismos, 44; Primeira Comunhão, 32; Profissão de Fé, 40; Total de Comunhões, 50.000; Casamentos, 18; Óbitos, 16.
Neste ano registaram-se as seguintes obras extraordinárias: Cimentação do Campo de Jogos e confecção de pequena estufa para plantas. Gastaram-se 50.000$00 nisto. Houve também a compra duma casa que pertence ao lote das casas compradas no ano anterior que custou 30.000$00.
O Rancho de Romeiros fez a sua romagem habitual pelo 2.º ano.
Recebeu-se a visita do Sr. Bispo Coadjutor D. Aurélio Granada, que veio particularmente numa atitude de serviço e contacto com a localidade e o seu Pároco.
Funcionaram os trabalhos de Pastoral a nível de Zona, como no ano anterior.
Registaram-se 2 acampamentos de jovens escuteiros, respectivamente de exploradores e lobitos, com êxito e colaboração de toda a paróquia.
Houve a visita pastoral do Sr. Bispo D. Manuel Afonso de Carvalho em 19.2.1974, que tomou um cunho de simplicidade e simpatia, com a confecção de 211 Crismas. Saiu a público no salão paroquial um grupo cénico, promovido pelos escuteiros.